Este ciberespaço é destinado para apresentação de textos, artigos e pesquisas que compõem o material interdisciplinar do tema Comunicação e Tecnologias Contemporâneas: uma abordagem rizomática sobre os novos modos de interação e socialização do Homo Virtualis em seu ambiente digital.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

AS TRANSFORMAÇÕES DA TECNOLOGIA E O JORNALISMO CONTEMPORÂNEO[i]


1.1. Comunicação Tecnológica

As transformações tecnológicas experimentadas atualmente são  refletidas em todos os segmentos da sociedade e, na busca de informação (notícia), é  uma ferramenta que, assim como a conquista dessa informação, caracteriza uma forma de poder. O mundo presenciou o surgimento de diversas inovações tecnológicas no século  XX,  podemos destacar as mais importantes e relevantes na área da comunicação, entre elas se destacam a televisão, o rádio, o cinema,  o celular,  o computador e, por último, a internet. Todas elas foram muito importantes para época em que foram criadas e ainda possuem um forte papel no cotidiano de todos nós. Sendo que não houve anulação de uma com o surgimento da outra. A introdução de novas tecnologias no século passado gerou tensão entre a mídia antiga e a nova (atual que se conhece).

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

GoPro Puro

No link abaixo uma manifestação pura do que é possível ser feito com uma GoPro

<object width="457" height="368" id="player_15198776" classid="clsid:D27CDB6E-AE6D-11cf-96B8-444553540000" ><param value="true" name="allowfullscreen"/><param value="http://player.mais.uol.com.br/embed_v2.swf?mediaId=15198776&ver=1" name="movie"/><param value="always" name="allowscriptaccess"/><param value="window" name="wmode"/><embed id="player_15198776" width="457" height="368" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" src="http://player.mais.uol.com.br/embed_v2.swf?mediaId=15198776&ver=1" wmode="window" /></embed><noscript><a href="http://mais.uol.com.br/view/15198776">Barbarizando de patins no metrô de Paris</a></noscript></object>

Sociedade em Rede: cultura, globalização e formas colaborativas

                                                                                 Regina Helena Alves da Silva
                               
                                                                                 Diretora do Centro Cultural UFMG e
                   Professora do Programa de pós-graduação em Comunicação Social - UFMG


Índice

1 Globalização, identidades, interculturalidade
2 Redes colaborativas
3 Bibliografia

Neste texto buscamos entender como se constituem, em tempos de globalização, possibilidades de interação social a partir de novas formas de conectividade que possibilitam, a qualquer momento, nos conectar a qualquer pessoa, a um reservatório de da-dos e a processos de intermediação cultural-político-social. Essa multiplicidade de ca-nais permite uma nova forma de coletividade, um novo tecido tecno-social, uma rede de indivíduos em contínua comunicação.

Mapas Conceituais

Mapa Conceitual

Mapeamento Histórico do Hipertexto

UM MAPEAMENTO HISTÓRICO DO HIPERTEXTO - surgimento, desenvolvimento e desvios da aplicação da escrita hipertextual


Maria Clara Aquino[1]


Resumo: Apresentando inicialmente, um histórico do surgimento e do desenvolvimento do hipertexto, o presente trabalho pretende comparar sua atual aplicação nas páginas web com a sua noção básica formada em séculos passados.  Finalizando a exposição, são apresentados projetos que utilizam como base a construção coletiva do hipertexto, no intuito de resgatar os propósitos inicias deste tipo de escrita.

Palavras-chave: hipertexto – web – construção coletiva



1. Introdução

Com o avanço da globalização, o mundo hoje vem passando por significantes transformações na sua forma de organização. Castells (2002, p. 78) afirma que hoje vivemos o que ele denomina de “sociedade da informação”, cuja estrutura em forma de redes configura o novo espaço global e que para Mattelart (2003, p. 66), já se configurava na década de 70. Segundo Mattelart, este tipo de sociedade “só pode existir sob a condição de troca sem barreiras”, o que hoje se traduz num dos mais significantes postulados da Internet. Santaella (2003, p.13), também versando sobre este novo panorama social, diz que “não só as redes digitais, mas qualquer meio de comunicação é capaz não só de moldar o pensamento e a sensibilidade dos seres humanos, mas também de propiciar o surgimento de novos ambiente socioculturais”.

Tecnologias e desafios da Comunicação Integrada

Por Enio Moraes Júnior 
Descrição: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/images/botao-impressao.png Descrição: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/images/botao-enviar-por-email.png
O desenvolvimento das tecnologias de comunicação, especialmente nos últimos vinte anos, tem dado um novo sentido à existência humana e levado a uma reelaboração do modo como os indivíduos vivem e se relacionam em sociedade e isso tem alterado também o cotidiano e os interesses das organizações.